Que a universidade é palco de grandes ideias todos sabemos. E foi dos corredores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que surgiu “O Beco”, banda que faz tributo aos Paralamas do Sucesso.
Após algumas conversas informais entre colegas do curso de Música sobre estilo musical, a opinião dos estudantes foi unânime ao considerar a qualidade e a importância da obra dos Paralamas, cuja trajetória começou nos anos 80 e vem influenciando todas as gerações seguintes.
Show de estreia (Fotos: Divulgação)
O Beco
Formar uma banda era um desejo há algum tempo acalentado por Rodrigo Peninha. Com essas conversas e a descoberta do mesmo gosto musical de James Bertisch, um dos professores do curso, a idéia ganhou força e logo o projeto foi colocado em prática.
Em seguida veio a escolha do nome, que tinha de ser forte e ter ligação com os Paralamas. Daí a escolha pelo nome da música “O Beco”, que estourou nas rádios em 1988 com uma crítica social à situação vivida no país à época. Para compor a banda os músicos e colegas Valquíria Queirós (baixo), Keyce Ionara (teclados), Kelvin Jenisson (guitarra), Acrísio (sax) e Thiago Sassá (trombone) foram convidados e, com Rodrigo Peninha no vocal e na guitarra e James Bertisch na bateria, só faltava quem cuidasse da percussão. Problema resolvido com o convite prontamente aceito por Jackson da banda GSom, o único que não faz parte do curso.
Diferencial
O fato de tocar músicas dos Paralamas não faz de “O Beco” uma banda cover. Ao contrário. O som é feito de forma bem singular com interpretações cheias de energia e personalidade. O vocalista Rodrigo Peninha explica que a intenção é homenagear e não ser uma cópia dos Paralamas. “Não imitamos o Herbert, o Bi Ribeiro ou o Barone. Nós os homenageamos. Tentamos fazer shows onde a galera dance e curta as músicas deles. Um som que para além de ser ouvido, pode ser sentido”, ressalta.
Rodrinho Peninha, vocalista de O Beco
Estreia e Repertório
A estréia de “O Beco” se deu em grande estilo. A banda foi convidada pela Casa Rua da Cultura para o evento Cabaret Convida da Cia. Teatral Stultífera Navis no dia 24 de setembro. E os meninos já chegaram fazendo barulho. Encerrando a noite do espetáculo, o público, que estava a fim de diversão, não foi decepcionado. Todos dançavam e acompanhavam, em coro, as letras que já fazem sucesso há quase 30 anos.
Presentes no repertório e fazendo uma retrospectiva da carreira dos homenageados estão clássicos como “Vital e sua Moto”, hit que rendeu o convite pra gravar o primeiro disco dos Paralamas, “Óculos”, “Ska”, “Alagados”, “O Beco”, “Lanterna dos Afogados”, “Loirinha Bombril’, “Uma brasileira”, dentre outros sucessos que não deixam dúvidas da vitoriosa carreira desses grandes representantes do rock nacional.
Clique aqui para saber mais sobre os Paralamas
Nenhum comentário:
Postar um comentário